terça-feira, 2 de agosto de 2016

Liberte se dos rótulos


Você diz a uma pessoa que ela é aquilo e desiste dela. Muitas vezes a própria pessoa desiste dela mesma. Os pais, ao lidarem com os filhos, acabam colocando alguns rótulos que os filhos assumem e levam para a vida: “Esse menino é muito levado…” ou, “Esse não tem jeito, não consegue aprender nada…”. Os filhos, que muitas vezes estão tentando uma maneira de se comunicar com os pais, acabam assumindo esses rótulos que lhe são colocados e agindo como os outros querem (ou esperam) que eles ajam.

Rótulos são rótulos mesmo que pareçam positivos! Dizer a uma criança o quanto ela é inteligente por exemplo, pode gerar um adulto que sempre irá se cobrar a perfeição para atender ao rótulo que lhe foi designado. Para incentivarmos as crianças não são necessários rótulos, mas amor, carinho e valorização de cada atitude e conquista.

Não podemos aceitar os rótulos que nos são impostos. Não há um diagnóstico no mundo que faça com que deixemos de ser a pessoa única e singular que somos, com todo nosso potencial para crescer e vencer. Basta amar ao outro como ele é, sem querer que ele seja como nós queremos! Parece simples, mas ao mesmo tempo, sabemos que não é tarefa fácil.

Podemos receber alguns rótulos ao longo da vida, mas cabe a nós aceitá-los ou não. Nenhum rótulo diz quem somos. A escolha é nossa. Devemos lembrar que não SOMOS alguma coisa estática, mas sim, ESTAMOS dessa ou daquela maneira, pois o tempo passa e mudamos a todo instante. Não somos hoje quem éramos ontem. Estamos em movimento com o universo…Somos todos seres humanos em busca de viver o nosso melhor!

- Maria Cristina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário